Sonhada Maternidade: março 2015

Gravidez química

Olá tentantes! Com está tudo?

Muitas mulheres já passaram pela seguinte situação: menstruação atrasada, resolver fazer um teste de farmácia e tem como resultado um positivo. Com alegria vai realizar o exame de sangue e quando vem o resultado: NEGATIVO.

Mas como pode ser? Se não existem falsos positivos, como não estar grávida? O que ocorre é que, na maioria das vezes, os óvulos são mas que não conseguiram se implantar no útero.



gravidez química




Esse processo é caracterizado de gravidez química. O óvulo é liberado pelo folículo no ovário, é capturado pela trompa, fecundado pelo espermatozoide, encaminhando ao útero mas, por algum motivo, não consegue se implantar (fixar) no endométrio ( camada interna do útero). Sem se fixar, não se desenvolve e com isso, vaga pela cavidade uterina, até ser absorvido pelo organismo e expelido junto  com a menstruação (descamação do endométrio). A gravidez química também é conhecida como microaborto, ou aborto bioquímico. (http://www.maeaflordapele.com/2013/07/gravidez-quimica-voce-sabe-o-que-e.html)



Somente é possível saber se houve gravidez química se a mulher conhece bem seu ciclo e/ou realizou um teste de gravidez que deu positivo e dois dias depois (por exemplo) a menstruação desceu.



De acordo com pesquisas médicas, muitas mulheres sofrem aborto espontâneo sem mesmo saberem que estavam grávidas, já que essas ocorrências são altas (cerca de 80%).



Por isso é aconselhável que se realize o exame apenas após o atraso menstrual (pelo menos 5 dias) para que não haja alarmes "falsos".


Veja o post 4 PERGUNTAS A SE FAZER ANTES DE REALIZAR O TESTE DE FARMÁCIA. Lá há informações que te ajudarão a saber mais sobre o melhor momento para se fazer o teste de farmácia.

Além desse, veja um pouco mais sobre ovulação tardia em OVULAÇÃO TARDIA: O QUE É ISSO?

Abraços a todas e até o próximo post!


Teste de Gravidez online

Olá!

Quando estava tentando engravidar pela primeira vez, todo mês (durante mais de um ano) eu ficava enfiada no computador procurando formas de descobrir se estava grávida antes do atraso menstrual. Difícil, né!

Pois é. Depois de navegar bastante encontrei na época um site que, após vocês incluir alguns dados, te diz a possibilidade de estar grávida.

http://www.livepregnancytest.com/pregnancytest/

O site está em inglês, mas abaixo segue a tradução do site com os créditos de http://gravidez.mamaeonline.com/teste-de-gravidez-online/





Depois informe se teve outras relações no mesmo ciclo e que sintomas que você está sentindo:







Então, informe sobre os métodos anticoncepcionais que você utiliza (ou não)





 Disponível em:http://gravidez.mamaeonline.com/teste-de-gravidez-online/

Sexo do bebê: Tabela da época da vovó

Antes da minha primeira gravidez, uma colega mais velha de serviço me disse que ela possuía um livro (desses de boa conduta feminina) antigo que vinha com uma tabela que poderia ser utilizada tanto para se descobrir o sexo do bebê ou para planejar o mesmo. Essa amiga tirou uma cópia e me deu.

Grande parte das pessoas que viram essa tabela comigo e que a testaram garantiram que deu certo com elas. Comigo não deu certo. Acho que como meu filho foi concebido em início de mês, pode ter influenciado.

A tabela mostra a idade da mulher e os meses do ano, e cada mês corresponde a um possível gestação de um determinado sexo. Acredito ser uma variação da Tabela Chinesa.

Abaixo segue o link do site onde disponibilizei a tabela:

https://pt.scribd.com/doc/259724091/sexo-bebe

Não se esqueçam que nada na vida é 100% e que essas tabelas são brincadeira para nos distrair em nossa busca pela maternidade.

Um grande abraço e até a próxima.

saber sexo do bebê

Tabela Chinesa

Olá!

Entre os vários métodos de se tentar descobrir o sexo do bebê, o mais conhecido é a Tabela Chinesa.

Essa tabela leva em consideração a idade lunar da mulher quando da concepção, isto é, a idade em que engravidou + 1 (desde que não tenha nascido em janeiro ou fevereiro, nesse caso não se soma 1).

Por exemplo: Uma mulher que nasceu no dia 11/06/82, em 2012 completa 30 anos. Então, se ela engravidar neste ano, sua idade lunar será 31. Quem nasceu em janeiro ou fevereiro não precisa acrescentar +1 à sua idade, pois sua idade lunar é a mesma idade em que engravidou. Por exemplo: Uma mulher que nasceu no dia 29/01/85, em 2012 completa 27 anos. Se ela engravidar neste ano, sua idade lunar será 27, pois não necessita somar nada.

Após descobrir a idade lunar é só consultar a tabela abaixo:

primeira tabela chinesa

Há também uma outra versão da tabela que não trata da idade lunar, basta cruzar a idade e o mês da concepção. Vejam:

segunda tabela chinesa

Lembre-se que isso é só uma brincadeira e que não há 100% de garantia (como nada nessa vida).

Até mais.

HISTEROSSALPINGOGRAFIA

Olá a todos!

Hoje vou falar um pouco de um exame que muitas mulheres que estão pesquisando motivos de infertilidade (ou de demora para engravidar): HISTEROSSALPINGOGRAFIA.

Esse nome grande já assusta, assim como as leituras que fazemos na internet sobre o mesmo. A histerossalpingografia é um exame ginecológico de raio X do útero e das trompas, feito com contraste. Durante o exame, o colo do útero da mulher é pinçado para que um cateter seja introduzindo no mesmo. Esse cateter é responsável pela injeção do contraste no útero da mulher, para que a radiografia seja realizada. A histerossalpingografia deve ser feita 1 semana após a menstruação e antes da ovulação para garantir que a mulher não está grávida.

O contraste entra nas trompas, e em alguns casos, possíveis obstruções nas mesas são resolvidas apenas com a força do contraste. Muitas mulheres na net relatam conseguir engravidar após o exame.

Existem muitos relatos de dor durante o exame. Algumas clínicas costumam sedar as pacientes, mas na maioria dos casos o médico pode receitar algum analgésico ou anti-inflamatório para usar antes e depois da histerossalpingografia. Mas não vou mentir aqui: É UM EXAME REALMENTE DOLOROSO.

Agora relato minha experiência com o exame: para realizar o exame, a clínica pediu que eu tomasse paracetamol 500mg uma hora antes. Fui para a clínica muito receosa por todos os comentários que já havia lido na internet. Na sala da radiografia, havia uma médica, uma auxiliar de enfermagem e um médico radiologista (que só entrou na sala no momento da radiografia). A médica pinçou o colo do meu útero (dorzinha leve, suportável) preparou o contraste para se injetado e o radiologista entrou. Aí veio o momento difícil. O radiologista preparou a máquina por cima de mim e a médica injetou o contrasta na primeira trompa: uma grande dor, como de fosse uma cólica muito forte. Na segunda trompa, a dor foi um pouco maior, e para piorar teve que repetir pois o radiologista não conseguiu tirar a radiografia adequadamente. 

No fim, me senti exausta. A médica , muito tranquila, falou que eu ficaria na cama para descansar e  assim que eu me sentisse melhor me liberaria. Devo ter ficado lá uns 15 minutos. Não havia obstruções nas minhas trompas, estando tudo OK comigo.

Minha conclusão: é um exame dolorido sim, mas suportável. Tudo vale a pena quando estamos tentando ter nosso bebê.

Um grande abraço.

histerossalpingografia imagem do exame

Temperatura basal

Olá a todas a tentantes!

Hoje vou tratar de uma método muito bom para se identificar a ovulação e que ajuda a quem está tentando engravidar: o método de medição da temperatura basal.

Temperatura basal é a temperatura do corpo quando ele está completamente descansado. O melhor momento para se medir essa temperatura é ao acordar após uma noite de sono de no mínimo 4 horas ininterruptas (ou pelo menos que não se levante para beber água ou ir ao banheiro). Em resumo: repouso total.

A temperatura basal varia durante o ciclo menstrual feminino, mantendo-se mais baixa antes da ovulação (entre 36º e  36,5º), mais alta após a ovulação (costuma ficar em torno dos 37º), apresentando uma queda no dia em que a menstruação desce.

Dessa forma há como identificar (após alguns meses de medição) quando você irá ovular, qual o tamanho de sua fase lútea e quando sua menstruação vai chegar. Conhecendo bem seu corpo, ao perceber o atraso menstrual com temperaturas altas, pode-se saber se há uma possível gravidez.

Como medir a temperatura basal?


Todos os dias, no mesmo horário, antes de se levantar da cama, verifique a temperatura com um termômetro na boca, no reto ou na vagina (prefiro a última opção por achar mais preciso). Anote todos os dias, de preferência em um gráfico para a visualização da alterações de temperatura ficarem mais claras.

Veja nesse abaixo gráfico que mostra uma gravidez. As temperaturas permanecem mais baixas até o dia da ovulação, que provavelmente ocorreu no 10º dia do ciclo. Depois ele só subiu e permaneceu alta após o fim da fase lútea (duração provável de 15 dias).

www.sonhadamaternidade.blogspot.com.br

 Abaixo, veja um gráfico em que, após a fase lútea, há uma queda na temperatura e a menstruação se inicia.

www.sonhadamaternidade.blogspot.com.br


Há sites em que você coloca os dados de sua TB e eles montam os gráficos para você, indicando o possível dia da ovulação. Veja o www.mamanandco.com.pt e o www.fertilityfriend.com/

Abaixo indico três posts em que relato um cronograma utilizando métodos naturais e a TB para tentar engravidar.



Que tal tentar? Boa sorte e beijos férteis a todas!

Abraços







Topo