Muitas mulheres já passaram pela seguinte situação: menstruação atrasada, resolver fazer um teste de farmácia e tem como resultado um positivo. Com alegria vai realizar o exame de sangue e quando vem o resultado: NEGATIVO.
Mas como pode ser? Se não existem falsos positivos, como não estar grávida? O que ocorre é que, na maioria das vezes, os óvulos são mas que não conseguiram se implantar no útero.
Esse processo é caracterizado de gravidez química. O óvulo é liberado
pelo folículo no ovário, é capturado pela trompa, fecundado pelo
espermatozoide, encaminhando ao útero mas, por algum
motivo, não consegue se implantar (fixar) no endométrio ( camada
interna do útero). Sem se fixar, não se desenvolve e com isso, vaga pela
cavidade uterina, até ser absorvido pelo organismo e expelido junto
com a menstruação (descamação do endométrio). A gravidez química também
é conhecida como microaborto, ou aborto bioquímico. (http://www.maeaflordapele.com/2013/07/gravidez-quimica-voce-sabe-o-que-e.html)
Somente é possível saber se houve gravidez química se a mulher conhece bem seu ciclo e/ou realizou um teste de gravidez que deu positivo e dois dias depois (por exemplo) a menstruação desceu.
De acordo com pesquisas médicas, muitas mulheres sofrem aborto espontâneo sem mesmo saberem que estavam grávidas, já que essas ocorrências são altas (cerca de 80%).
Por isso é aconselhável que se realize o exame apenas após o atraso menstrual (pelo menos 5 dias) para que não haja alarmes "falsos".
Veja o post 4 PERGUNTAS A SE FAZER ANTES DE REALIZAR O TESTE DE FARMÁCIA. Lá há informações que te ajudarão a saber mais sobre o melhor momento para se fazer o teste de farmácia.
Além desse, veja um pouco mais sobre ovulação tardia em OVULAÇÃO TARDIA: O QUE É ISSO?
Abraços a todas e até o próximo post!